terça-feira, 15 de outubro de 2013

ATIVIDADES PEDAGOGICAS PARA QUEM PRESTARA CONCURSOS


1. 
Ao comparar o documento curricular de uma disciplina de outra área com o da sua, você deve ter observado um aspecto comum entre ambos. Indique-o, assinalando a alternativa correta:

Cada área é apresentada de forma independente no documento.
O documento curricular de cada disciplina especifica apenas os conteúdos a serem trabalhados.
Na disciplina analisada, não foi observado esse aspecto.
A concepção das quatro áreas do currículo, bem como a apresentação e os textos sobre as áreas, são os mesmos em todas as publicações.
O documento apenas descreve os conteúdos do Ensino Fundamental.

2. 
Assinale a alternativa que corresponde a uma das iniciativas da SEESP que considera essa afirmação: “Quem mais precisa aprender é quem ensina”.

Criar uma Escola de Formação.
Entregar ao professor o documento básico do currículo da rede.
Contratar professores por concurso.
Distribuir materiais de apoio à aprendizagem.
Ampliar a infraestrutura física das escolas.

3. 
De acordo com as diretrizes de ação para a formação de professores da rede, é correto afirmar que:

A SEESP deve ter um espaço institucional próprio para suas ações de iniciação e de educação continuada em serviço.
Todas as alternativas estão corretas.
É um equívoco esperar que os cursos de formação inicial consigam preparar o professor para dar conta de qualquer currículo e da realidade da atuação nas escolas.
Cabe à rede de ensino preparar o professor para trabalhar no currículo específico adotado.
Em grandes redes, como a da SEESP, adotar um currículo comum a várias escolas torna-se uma necessidade.

4. 
Com relação às competências a serem aprendidas na educação básica, afirma-se que:


I - A LDB expressa a vontade e os valores da nação.
II - As expectativas de aprendizagem dos currículos de estados e municípios expressam a vontade da sociedade civil que atendem.
III - O exercício de estabelecer objetivos de aprendizagem é apenas técnico e restrito aos professores ou aos pedagogos.
IV - O exercício de estabelecer objetivos de aprendizagem deve ser acompanhado pelos poderes executivo e legislativo, pelos pais dos alunos e também por outros integrantes da sociedade civil.

Assinale a alternativa correta

III e IV
II,III,IV
I e IV
I,II,III
I,II e IV

5. 
Sobre os padrões curriculares, é correto afirmar que, por força da lei, _____________, é competência dos estados e dos municípios elaborarem seus próprios currículos.
Indique a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco da afirmação acima.

a partir das diretrizes estaduais ou municipais
a partir das diretrizes nacionais
a partir de consultas prévias
e de acordo com as regionalidades
mas com total liberdade

6. 
Você aprendeu que o currículo é entendido como um conjunto de elementos que devem ter sinergia entre si. Assinale, entre as questões abaixo, a que indica esses elementos:

Procedimentos de revisão, recuperação e adequação curricular a partir dos dados da avaliação.
Seleção, organização e ordenamento dos conteúdos curriculares a partir de uma concepção curricular que ajude a construir as competências e habilidades.
Todas as alternativas estão corretas.
Afirmação de valores educacionais e definição de objetivos de aprendizagem expressas em competências e habilidades que os alunos deverão aprender.
Atividades facilitadoras das aprendizagens, expressas em sequências didáticas, situações de aprendizagem, planos ou projetos de ensino.

7. 
O Currículo do Estado de São Paulo está organizado em áreas, que se subdividem em suas respectivas disciplinas. Indique qual prática docente não pertence a essa organização:

História
Educação Especial
Língua Portuguesa
Matemática
Biologia

8. 
Assinale a alternativa correta entre as afirmações abaixo:

Desde o início do século XXI, a educação básica brasileira vem garantindo não apenas que todos ingressem na escola, mas também que todos aprendam.
A escola brasileira, em sua criação, foi pensada como lugar para maiorias.
O ensino na rede de escolas públicas do Estado de São Paulo atingiu, ao mesmo tempo em que se expandiu, um patamar adequado de qualidade.
Quando as escolas públicas passaram a receber os "excluídos”, havia recursos adequados como também capacidade técnica para recebê-los.
Em São Paulo, o Ensino Fundamental está universalizado e o Estado é um dos mais avançados do país na universalização do Ensino Médio.

9. 
Sobre o currículo, assinale a alternativa incorreta:

O currículo é restrito aos âmbitos essencialmente técnicos ou pedagógicos.
O currículo não é apenas técnico ou pedagógico, mas também político.
Definir para que queremos educar, que mundo queremos que a educação básica ajude a construir, caracteriza o âmbito político do currículo.
É na LDB que se inicia o primeiro nível de definição dos currículos brasileiros da educação básica.
Os grandes valores norteadores da educação nacional foram definidos pela LDB.

10. 
Entre as afirmações abaixo, assinale a correta:

Para que o currículo seja dinâmico, como a própria vida, o professor precisa mobilizar conteúdos, metodologias e saberes próprios de sua disciplina a fim de desenvolver competências nos seus alunos.
O currículo é uma expressão da cultura científica, artística e humanista, transposta para situações de aprendizagem e ensino.
O currículo é referência para ampliar, localizar e contextualizar os conhecimentos que a humanidade acumulou.
Todas as alternativas estão corretas.
Na escola, cultura e conhecimento não estão dissociados.

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