Tecnologia
na Educação" é expressão mais abrangente do que "Informática na
Educação", que tradicionalmente privilegia o uso de computadores em sala
de aula, ou, mais recentemente, o uso de computadores em rede para conectar a
sala de aula com o mundo externo a ela, através da Internet.
A
expressão "Tecnologia na Educação" abrange a Informática na Educação,
mas não se restringe a ela. Inclui, também, o uso da televisão, do vídeo, e do
rádio (e, por que não, do cinema) na promoção da educação.
A
expressão "Tecnologia na Educação" é ainda mais abrangente. O termo
"tecnologia", aqui, se refere a tudo aquilo que o ser humano
inventou, tanto em termos de artefatos como de métodos e técnicas, para
estender a sua capacidade física, sensorial, motora ou mental, assim
facilitando e simplificando o seu trabalho, enriquecendo suas relações
interpessoais, ou simplesmente lhe dando prazer.
Entre
as tecnologias que o ser humano inventou estão algumas que afetaram
profundamente a educação: a fala baseada em conceitos (e não apenas grunhidos
ou a fala meramente denotativa), a escrita alfabética, a imprensa
(primeiramente de tipo móvel), e, sem dúvida alguma, o conjunto de tecnologias
eletro-eletrônicas que a partir do século passado começaram a afetar nossa vida
de forma quase revolucionária: telégrafo, telefone, fotografia, cinema, rádio,
televisão, vídeo, computador -- hoje todas elas digitalizadas e integradas no
computador.
É
compreensível, diante do impacto que essas novas tecnologias têm exercido sobre
nossas vidas, que pensemos quase que exclusivamente nelas quando falamos em
"tecnologia na educação". No entanto, não podemos nos esquecer de que
a educação continua a ser feita predominantemente pela fala e pela escrita
(especialmente, neste caso, pelo texto impresso), e que a fala, a escrita e o
texto impresso são, e vão sempre continuar a ser, tecnologias fundamentais para
a educação (tanto em suas modalidades presenciais como nas remotas). Este
artigo não quer perder isto de vista. Na realidade, um de seus objetivos principais
é que os educadores percebam que já usam diversas tecnologias no seu trabalho
educacional. É apenas por terem se tornado tão familiares que essas tecnologias
passaram a ser quase transparentes, invisíveis, certamente inconspícuas.
Acho
a expressão "Tecnologia Educacional" profundamente inadequada A
tecnologia, em si, não é educacional -- nem anti-educacional. Ela pode ser
usada na educação, e de diversas maneiras. Mas isso não a torna educacional ou
educativa. Então seria melhor usarmos o termo "Tecnologia na
Educação".
O
impacto das Novas Tecnologias tem provocado mudanças na Educação, que não tarda
a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa
forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade
estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas
estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação.
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