sábado, 27 de julho de 2013

TECNOPOLOS

Rapidinhas ... Tecnopólos

Vale do Silício - EUA
Núcleo que concentra atividades de alta tecnologia, empresas, universidades e centros de pesquisa que facilitam o contato entre esses meios, de modo a possibilitar o surgimento de inovações técnicas e novas idéias que caracterizam a revolução técnico-científico-informacional. Concentram grande quantidade de mão-de-obra altamente qualificada.


Os tecnopólos são originários dos Estados Unidos, quando a Universidade de Stanford, na Califórnia, criou-se o Silicon Valley e têm espalhado-se em outros lugares como Europa e Japão. No Brasil, São José dos Campos (Brasil), localizado no Vale do Paraíba  é um importante tecnopólo de material bélico, metalúrgico e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina. Aqui estão instaladas importantes multinacionais como Philips, Panasonic, Johnson & Johnson, General Motors (GM), Petrobras, Ericsson, Monsanto, a sede da Embraer entre outras. No setor aeroespacial destaca-se o CTA, o INPE, o IEAV, o IAE e o ITA.

Principais tecnopólos: Vale do Silício (Parque Tecnológico de Stanford, no estado da Califórnia, ao sul de São Francisco, que concentra a maior produção e o maior investimento mundial na indústria da informática); Tsukuba e Kansai (Japão); Taedok (Coréia do Sul); Paris (França); Munique (Alemanha); Cambridge (Reino Unido); Bangalore (Índia); Campinas e São José dos Campos (Brasil).

Onde estão os novos Vales do Silício?


Israel, Índia, Chile e Taiwan também querem ter um polo de inovação igual ao americano.
Vale do Silício - EUA
Maurício Horta
Não basta ter cérebros ou dinheiro. O Vale do Silício de fato nasceu dos gênios de Stanford e Berkeley e das verbas da Guerra Fria - mas também do liberalismo de São Francisco e dos ambiciosos forasteiros americanos e estrangeiros, além, claro, das belezas da Califórnia. Agora outros países dizem ter também seu próprio polo de inovação. Veja os principais:


MONTANHA DO SILÍCIO - SANTIAGO, CHILE
Sebastian Pinera, presidente do Chile e multimilionário, quer importar empreendedores de tecnologia. Ofereceu US$ 40 mil como adiantamento para as start-ups que fincarem sede no país - o outro argumento é que a capital chilena é uma cidade boa e barata. Já apareceram os primeiros imigrantes.
DESERTO DO SILÍCIO - TEL AVIV, ISRAEL
Israel tem a maior quantidade per capita de empresas de alta tecnologia no mundo. Isso não só porque lidera o ranking de investimentos em pesquisa, mas porque há no país uma confluência de imigrantes com alto nível educacional de todos os cantos do planeta.

PLANALTO DO SILÍCIO - BANGALORE, ÍNDIA
Todo ano os Institutos Indianos de Tecnologia peneiram as melhores cabeças da Índia e desovam 5 mil engenheiros e cientistas. Milhares se pós-graduaram nas melhores universidades do mundo. Agora, voltaram à terra natal e fizeram companhias gigantes como Infosys e Wipro.


ILHA DO SILÍCIO - HSINCHU, TAIWAN
A colonização japonesa deixou um bom sistema educacional, e laços políticos com os EUA alimentaram o intercâmbio acadêmico. O gatilho final foi um instituto de pesquisa tecnológica inaugurado em 1973. Hoje, a ilha produz 90% dos laptops do mundo. Mas falta desenvolver tecnologia inovadora.
Revista Superinteressante

31 comentários:

  1. Valeu pela ajuda que me destes na disciplina de geografia!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Pratico sem perder a qualidade.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado !!!!
    Tudo que eu estava preocurando !!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado !!!!
    Tudo que eu estava preocurando !!

    ResponderExcluir
  6. Qual É a diferença entre eles??????

    ResponderExcluir
  7. Estava resolvendo uma questão sobre isso e a resolução da questão dizia que esses tecnopolos fazem parte do setor terciária de uma país, tendo isso em vista, esses tecnopolos vendem a tecnologia? Por que eles não fazem parte do setor secundário, que seria o da transformação da matéria?

    ResponderExcluir
  8. Qria mais coisas sobre o tecnopolo do Hsinchu-Taiwan, ou ilha do silício

    ResponderExcluir
  9. Quais os mais importantes tecnopolos do centro-Sul?

    ResponderExcluir
  10. parabéns pelo artigo, realmente muito bom. obrigado

    ResponderExcluir
  11. Queria saber sobre tecnopolos estados unidos nao estou achando nenhuma informação em nunhum lugar sera que vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  12. Queria saber quais as diferenças entre os Tecnopolos dos EUA e do Japão??

    ResponderExcluir
  13. Quais são as 4 principais tecnopolos da atualidade?

    ResponderExcluir